OAM

Exmo. Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique,

Exmos. Senhores Membros dos Corpos Directivos da Ordem dos Advogados de Moçambique,

Caros Convidados,

Caros Colegas,

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Permitam-me que comece a minha intervenção por manifestar a elevada honra que sentimos ao participar nesta cerimónia que assinala a formalização do Protocolo de Parceria entre o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) a Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM), e o enorme privilégio que nos é dado pela Vossa presença, Senhor Bastonário da OAM, por ter aceitado partilhar connosco este acto que se reveste de um significado especial para o BCI.

Na verdade, trata-se de uma parceria com uma instituição que representa os interesses de uma das mais nobres classes profissionais, a dos Advogados, cujo papel é, no contexto actual do desenvolvimento de Moçambique, de capital importância para a vida das instituições, das empresas e dos cidadãos moçambicanos.

Quando, há algum tempo atrás, iniciámos os contactos para a concretização desta Parceria não tivemos dúvidas da importância que o nosso contributo poderia proporcionar para a viabilização dos compromissos que, doravante, passam a constar deste Protocolo.

Os desafios que se propõem a esta Ordem são extraordinariamente complexos e exigentes, requerendo, por isso, uma mobilização conjugada de esforços, por parte dos principais actores da nossa sociedade. Daí o nosso envolvimento, como Banco particularmente atento às causas mais relevantes do desenvolvimento económico e social sustentado de Moçambique e dos moçambicanos.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Hoje, ao formalizarmos este Protocolo de Parceria, estamos a proporcionar à OAM e seus Colaboradores, aos Advogados, Advogados Estagiários, Sociedades de Advogados e aos seus Colaboradores, o acesso a uma vasta gama de serviços e produtos financeiros em condições muito vantajosas, em todo o território de Moçambique, com destaque para o Atendimento Personalizado nos Centros BCI Exclusivo, o acesso bonificado ao Crédito ao Consumo, à Habitação e ao Leasing nas melhores condições, bem como a Meios de Pagamento de prestígio, modernos e seguros, entre outras soluções que visam apoiar os Advogados no seu dia-a-dia pessoal e profissional.

Faço uma menção particular à criação dos cartões BCI Gold OAM e
BCI Classic OAM, que serão meios de pagamento distintivos, acrescentando à vertente bancária uma relevante componente de identificação de membro – associado da OAM.

Mas, neste Protocolo, o BCI também se compromete a ser um impulsionador do início da actividade das Sociedades de Advogados, facilitando o acesso ao crédito imobiliário para o estabelecimento de escritórios, o seu apetrechamento e funcionamento, viabilizando a melhoria da sua actividade corrente, assim como a apoiara concretização de planos de investimento, igualmente nas melhores condições de mercado (a partir de Prime Rate + Spread 0 p.p.) assegurando as condições necessárias para conduzir ao crescimento e reforço das Sociedades de Advogados membros da OAM.

Os nossos Gestores Comerciais, nos Centros BCI Exclusivo, estarão inteiramente dedicados à satisfação das vossas necessidades, focados em conhecê-los melhor e em ajudá-los a alcançar os vossos objectivos, oferecendo sempre as melhores soluções para cada caso.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

O compromisso do BCI com o desenvolvimento de Moçambique está patente na actividade que desenvolvemos no País. Hoje, a nossa Rede Comercial conta com perto de 180 unidades de negócio disseminadas por todas as províncias. O apoio multifacetado que prestamos a instituições e organismos, públicos e privados, nos mais diversos sectores da vida do país, através de Protocolos com Universidades moçambicanas, com Associações e Confederações Profissionais e com organismos da Cultura e do Desporto, são disso alguns exemplos.

Este facto demonstra, de forma inequívoca, que o nosso interesse na parceria com a Ordem dos Advogados, não decorre necessariamente das vantagens comerciais que ela proporciona. Na verdade, ela enquadra-se numa política de aproximação do BCI às instituições que, nos mais diversos sectores de actividade, promovem o desenvolvimento multifacetado deste País e o fazem com o sentido de Missão e de Cidadania que os profissionais representados pela OAM, em diversas ocasiões, e nas circunstâncias mais adversas, já demonstraram.

Orgulha-nos, por isso, de sobremaneira termos sido o parceiro financeiro preferencial escolhido pela OAM para esta nova fase de crescimento. É um sinal claro de confiança no potencial de sinergia entre ambas as instituições, que são hoje uma referência nos respectivos sectores de actividade.

Podem, assim, continuar a contar com o BCI como um verdadeiro Parceiro, preocupado em oferecer ainda maior proximidade, segurança e confiança, dando-vos todo o apoio de que necessitam para investir mais e em melhores condições no melhoramento das vossas condições de trabalho e no bem-estar dos vossos Filiados e respectivas Famílias.

Posso, com toda a segurança dizer que o melhor Parceiro dos Advogados de Moçambique, hoje e no futuro, é daqui!

Muito obrigado a todos pela vossa atenção.

Maputo, 14 de Setembro de 2015
Faça download dos documentos
Nota em pdf
Protocolo