COMUNICAÇÃO DA PROPÚBLICA NA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO NELSON MANDELA 2025
Digníssimo Bastonário Dr. Carlos Martins
Ilustres Advogados da República de Moçambique
A Direção da associação ProPública – Direito e Cidadania (‘ProPública’), não podendo estar fisicamente presente na cidade de Maputo, tem a honra de se associar à cerimónia de entrega do Prémio Nelson Mandela, edição 2025, promovida pela Ordem de Advogados de Moçambique neste Dia Internacional Nelson Mandela.
Nelson Mandela é o símbolo histórico e universal do advogado dedicado à defesa da liberdade e do interesse público. A ProPública instituiu em 2020 o Prémio Nelson Mandela, que tem atribuído anualmente a um advogado que se tenha destacado na promoção ou representação do bem comum, da cidadania e dos Direitos Humanos.
No passado dia 19 de maio, a ProPública atribuiu o Prémio Nelson Mandela, edição 2025, a título póstumo, ao advogado moçambicano Elvino Dias, assassinado no dia 19 de outubro de 2024, no centro da cidade de Maputo, vítima de tiros disparados sobre o carro em que se fazia transportar. O crime, que vitimou igualmente Paulo Guambe, mandatário nacional do partido Podemos, continua por esclarecer.
Elvino Dias distinguiu-se na defesa dos Direitos Humanos e perdeu a vida na luta pelo bem público, a justiça e a liberdade. A voz de Elvino Dias calou-se, mas o seu exemplo de coragem, independência e integridade continuará a inspirar os advogados de Moçambique e de todo o mundo.
A ProPública insta as autoridades moçambicanas, e em particular o senhor Procurador-Geral da República, a diligenciarem pela identificação dos autores materiais e morais deste ultrajante crime e a garantirem justiça, independência e liberdade para os advogados de Moçambique.
18 de julho de 2025
Agostinho Pereira de Miranda
Presidente da Direcção