OAM

DEBATE SOBRE DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS EM MOÇAMBIQUE

Contextualização

A República de Moçambique, é um Estado Direito baseado no pluralismo de expressão, na organização política democrática, no respeito e garantia dos direitos e liberdades fundamentais do Homem, de acordo com o artigo 3 da CRM. Moçambique é também um Estado de Direito porque subordina-se à constituição e funda-se na legalidade, nos termos do nº 3 do artigo 2 da CRM.

O pluralismo de expressão compreende a faculdade atribuída a cada cidadão de poder divulgar o seu próprio pensamento por todos os meios legais, e o exercício do direito à informação não pode ser limitado por censura conforme resulta do nº 2 do artigo 48 da CRM.

O respeito dos Direitos e Liberdades Fundamentais do Homem, pressupõe o respeito pela dignidade humana, através da consagração na Constituição da República dos Direitos Humanos constantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos e outros instrumentos sobre a matéria, conforme depreende-se a partir dos artigos 35 a 95 da CRM, e a criação instituições destinadas a protecção e promoção.

O termo democracia deriva do grego demokratia que significa demo = povo + kratia = poder, força, governo ou simplesmente povo no poder ou no governo, daí que, os sistemas democráticos são aqueles em que o povo escolhe os seus representantes para governarem, através do sufrágio universal.

O artigo XXI da declaração Universal dos Direitos Humanos menciona o direito do cidadão de participar da vida pública e das decisões políticas, estabelecendo que, “Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos; a vontade do povo será a base da autoridade do governo; essa vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.”

No entanto, uma verdadeira democracia não só é o resultado de um respeito formal de regras, mas também, deriva da convicta aceitação dos valores que inspiram os procedimentos democráticos, tais como a dignidade da pessoa humana, o respeito dos direitos do homem e assumir o “bem comum” como fim e critério regulador da vida política. Se não há um consenso geral sobre tais valores, perde-se o significado da democracia e compromete-se a sua estabilidade.

Nos últimos, anos o país vivenciou vários episódios ligados ao exercício de direitos fundamentais, como a manifestação, liberdade de expressão e de imprensa, acesso a terra e muito recentemente eleições, entre outros, em que se traduziam na violação de direitos humanos dos cidadãos.

Assim sendo, torna-se importante e oportuno debater sobre a questão da  Democracia e Direitos Humanos em Moçambique, considerando que, no dia 10 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, pois foi nessa data, em 1948, que foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), primeiro documento de caráter universal de proteção aos direitos humanos, que tem inspirado desde então as constituições de Estados democráticos, sendo que a CRM não é excepção.

Daí que, Comissão dos Direitos Humanos (CDHOAM), em colaboração com o Conselho Provincial da Cidade de Maputo organizam um debate no cumprimento de uma das atribuições estatutárias da Ordem dos Advogados de Moçambique, nos termos dos artigos 1° e 4° da Lei n° 28/2009, de 29 de Setembro, que é defender o Estado de Direito Democrático, os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos e participar na boa administração da justiça.

Objectivo

  • O debate tem como objectivo reflectir sobre o actual cenário e democrático do país e o respeito pelos Direitos Humanos;
  • Reflectir sobre o exercício dos Direitos, liberdades e garantias fundamentais plasmadas na Constituição da República;
  • Reforçar o respeito pelo cumprimento dos princípios democráticos num Estado de Direito sob o prisma da dignidade humana;
  • Contribuir para o maior exercício dos direitos, liberdades e garantia fundamentais e dos Direitos Humanos;

Resultados Esperados:

  • Maior respeito pelos princípios que norteiam o do Estado de Direito  Democrático  e pelos Direitos Humanos em Moçambique;
  • Exercício livre e pleno dos Direitos fundamentais plasmados na constituição da República de Moçambique, e dos Direitos humanos constantes nos diversos instrumentos.

Público Alvo:

O evento tem como destinatários Advogados, Advogados Estagiários, magistrados, instituições públicas, académicos, membros da sociedade civil, organizações religiosas e a sociedade em geral.

Linhas de orientação do debate:

Cada orador  ou participante pode abordar de forma livre o seu pensamento sobre a temática e apontando alguns exemplos concretos que atentam contra a democracia e pelo respeito  Direitos Humanos, trazendo sempre que possível os principais desafios e soluções para a melhoria do ambiente democrático e pelo respeito dos Direitos Humanos.

Oradores:

Dr. Esmeraldo Matavele – Presidente da Associação Moçambicana de Juízes

Prof. Adriano Nuvunga – Director Executivo do CDD e Chairperson da Southern Africa..

Dr. Ericino de Salema – Advogado e Docente Universitário.

Padre Pedro Elton João Laissone – Comissão Episcopal de Justiça e Paz.

Moderador : Victor da Fonseca (Conselheiro Responsável pelo pelouro de Direitos Humanos e Acesso a Justiça no  CPC de Maputo)

 

Local: Hotel Otia e pelo link:

https://zoom.us/j/96660763750?pwd=SFZFc1J0Nnh6UUxNMko0TnZhZnE4QT09

Meeting ID: 966 6076 3750

Passcode: 533491

 Por Uma Advocacia Ética, de Qualidade e Moderna ao Serviço da Sociedade

 Maputo, Dezembro  de 2023