OAM

A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Moçambique – CDHOAM encontra-se reunida desde ontem, em Maputo, na sua primeira Reunião Anual Ordinária com objectivo de estreitar as acções e capacitar os comissários e advogados em geral com vista a sua melhor intervenção em questões de Direitos Humanos.

No primeiro dia deste evento, a Comissão de Direitos Humanos da OAM liderada pela Presidente, Ferosa Chaúque Zacarias, discutiu, dentre vários assuntos, o Relatório de Observação Eleitoral, o Processo de Elaboração do Relatório de Direitos Humanos bem como a necessidade de actuação em consonância com o Plano Estratégico, Estatutos da OAM e Regulamento da CDHOAM.

Outrossim, a Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Moçambique foi recebida, na tarde de ontem, pelo Director Executivo do Centro para Democracia e Direitos Humanos também Presidente da Rede Moçambicana dos Defensores dos Direitos Humanos, Prof. Adriano Nuvunga, com vista o reforço da cooperação institucional existente entre as duas organizações.

Para hoje, segundo e último dia do encontro esta prevista a indução dos Comissários, Advogados em geral e Órgãos Sociais em matéria de Direitos Humanos, Relação dos Comissários com outras entidades e passos para intervenção em casos de Direitos Humanos, Actividade de Voluntariado a ser facilitada pelo Dr. Custódio Duma, Antigo Presidente da CNDH, Advogado, Consultor e Defensor de Direitos Humanos e pela Dra. Ivete Mafundza, Advogada, antiga Presidente da CDHOAM e Oficial de Programa nas Nações Unidas.

Participam nesta reunião, para além dos comissários, o Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Dr Carlos Martins, membros do Conselho Nacional, nomedamente Dra Thera Dai, Tesoureira da OAM e Dr Miguel Mussaquejua, Conselheiro deste pelouro.

Acompanhe o desenvolvimento deste e de outros temas no Boletim Informativo, edição de Março!